Alimentos que Influencia Negativamente na Ansiedade

| |

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

tem sempre alguma coisa que é para melhorar, para buscar”, conta Ana Cláudia Montezino, nutricionista da Nutrição Clínica e Estética, e autora do livro “Forma Light”. E se você ainda não percebeu sobre o assunto a ser tratado aqui, não deixe a ANSIEDADE TOMAR CONTA. “Às vezes, fica até difícil para a pessoa que é ansiosa, saber se isso é NORMAL OU PATOLÓGICO. Ela só descobre quando tem algum SINTOMA MUITO PONTUAL”, a profissional complementa.

ANSIEDADE

ANSIEDADE

Se você sofre desse mal, saiba que alguns ALIMENTOS CONTRIBUEM PARA A PIORA: caso haja uma PREDISPOSIÇÃO a desenvolvê-lo – e isso é baseado numa análise de exames clínicos, entre outros aspectos – a ingestão de substâncias não adequadas é capaz de levar ao seu RÁPIDO DESENCADEAMENTO. “O ORGANISMO, no uso prolongado desses alimentos, tende a se ADAPTAR AO RESULTADO deles em longo prazo”, afirma a especialista.

Por isso, nada de tomar 20 xícaras de cafezinho durante o dia, por exemplo. “Normalmente, as linhas de alimentos que AFETAM MAIS a ansiedade, no sentido de piorá-la, são osTERMOGÊNICOS E OS PRÉ-TREINOS”, diz. E o tão querido café entra, justamente, na primeira opção. “Qualquer pessoa precisa ter cuidado com isso. Dependendo da sensibilidade dela, pode até MEXER COM O LABIRINTO (o labirinto é aquela parte do ouvido que controla o equilíbrio)”, Ana alerta.

Segundo ela, quando se usa algum tipo de INGREDIENTE EXCITATÓRIO, ele MEXE NO FLUXO DO SANGUE, o que pode ocasionar um AUMENTO DE PRESSÃO. Com a aceleração, a corrente passa mais rápido perto do labirinto e desencadeia a sensação de tontura.

Os TERMOGÊNICOS, muito na moda hoje em dia, e cuja principal função é ATIVAR o físico para MAIOR QUEIMA CALÓRICA, o fazem através do AQUECIMENTO DO ORGANISMO eAUMENTO DO METABOLISMO. “Eles mexem com o aspecto emocional porque, como a pessoa fica com a circulação sanguínea acelerada, isso afeta o cérebro. Pela agitação física e mental, ela pode piorar o quadro que seria psicológico da ansiedade”, esclarece a especialista. Dessa maneira, aqueles com os quais é necessária certa PREOCUPAÇÃO com o CONSUMO DEMASIADO são:

CAFÉ, REFRIGERANTES À BASE DE COLA, CÁPSULAS DE CAFEÍNA e quaisquer outros que tenham esse elemento na sua composição: quem tem tendência, precisa ficar alerta, já que háRISCOS de desenvolver HIPERTENSÃO.

CHÁ VERDE, BRANCO E VERMELHO (todos derivam da mesma planta; a diferença entre um e outro está no tempo de torra): para aqueles que se exercitam e logo pensam em tomar alguns desses FITOTERÁPICOS para que o GASTO DE CALORIAS seja PROLONGADO, a nutricionista faz uma ressalva, pois dependendo do histórico de saúde, há certa PROPENSÃO À LABIRINTITE, já mencionada acima – ela não aparece de uma hora para a outra, mas de acordo com o uso contínuo desse tipo de alimentação.

CHÁ MATE E CHÁ PRETO: outros tipos que cooperam com o problema.

GENGIBRE, PIMENTA E CANELA: apesar de muito gostosos e de complementarem muitos pratos com um toque especial, esses ingredientes são termogênicos e, por isso, tambémINFLUENCIAM NOS PICOS DE ANSIEDADE.

GUARANÁ EM PÓ, ENERGÉTICOS, CÁPSULAS DE CAFEÍNA (estas são, na verdade, uma mistura poderosa do ingrediente em questão e guaraná): todas as opções que MELHORAM O ESTADO DE ALERTA MENTAL, em EXCESSO, fazem MAL.

CHOCOLATE: quanto mais cacau, mais termogênico é. Ele INFLUENCIA NA ATIVIDADE CEREBRAL e, conforme o indivíduo, chega a CAUSAR ENXAQUECA.

PRÉ-TREINOS: são vendidos em lojas de esportes com esse nome mesmo. MELHORAM A DISPOSIÇÃO e liberam mais adrenalina no corpo. AUMENTAM OS BATIMENTOS CARDÍACOS, o que ELEVA A PRESSÃO.

QUAISQUER ALTERNATIVAS QUE CONTENHAM TANINO: essa é a SUBSTÂNCIA ATIVA PRESENTE NO CHÁ VERDE, mate e preto – e, também, no guaraná. Sendo assim, causa o mesmo EFEITO DE AGITAÇÃO.

BEBIDAS ALCOÓLICAS: o consumo exagerado, além de contribuir para os EFEITOS NEGATIVOS da ansiedade, acarretam muitos outros problemas de saúde como dependência, gastrite, hepatite, cirrose hepática, etc.

OS MOCINHOS DA ANSIEDADE

Agora, nem tudo é ruim quando se aborda esse tema. Ana também sugere POSSIBILIDADES QUE ATUAM NA PRODUÇÃO DE SEROTONINA, o HORMÔNIO DO PRAZER e bem estar.BANANA é rica em vitamina B6, complexo B e magnésio, que colaboram para a produção da substância no cérebro. Aliás, o magnésio também aparece nas OLEAGINOSAS, como NOZES, CASTANHAS (incluindo a do Brasil) e AMÊNDOAS.

FARELO DE AVEIA E GÉRMEN DE TRIGO também ajudam na geração do triptofano, que depois será transformado em serotonina. ABACATE E LEITE são outras escolhas a completarem essa lista.

Lembrando que a PRÁTICA REGULAR E CONSTANTE DE EXERCÍCIO FÍSICO é ESSENCIALpara o caminho da felicidade e plenitude.

Fonte: DaquiDali